quinta-feira, 4 de junho de 2020

Gnose Chaos e Cabalá

Nessa publicação, o texto trata da Cosmogonia segundo a Gnose do Caos e os videos sobre a Criação do Universo segundo a Cabalá Judaica.



E a Terra(Aretz) existia desolada (Tohu / deserto/ Chaos) e vazia ( Bohu /antes do "Zero") e a escuridão (Chasek) sobre a face (Panyin) do abismo (Tehom) E o Vento (Ruach)  de Elohim se aninhou ( m'rachefet) na face das águas ( mayim)
O Livro de Tehiru

1 . Não houve começo e não haverá fim. A ausência de lei e o caos são eternos, abrangentes e duradouros.

2. Sempre esteve aqui, sempre estará aqui. Não há destruição para o caos.

3. Este é o Universo Não Manifesto. É governado por um deus sem nome, um deus desconhecido. Dentro da perfeição do acausal tudo é possível porque o Caos é perfeito, o Deus Desconhecido é perfeito.

4. Houve Ain, o Nada da Divindade em toda a sua maravilhosa Plenitude do Vazio. Esta foi a verdadeira santidade, ilimitada e irrestrita.








5. No início da escravidão ou criação, caiu do caos uma pequena centelha do Divino. Caiu no coração do nada e em direção ao Limite. Assim foi criado Ain Sof.

6. Este foi o ilimitado, mas com ele foi realizado o limite criado pela separação. Dentro desse estado de Ain Sof, a divindade era restringida pelo anseio ilimitado de compreender limites. Como a vontade do Demiurgo se manifestou, o mesmo aconteceu com a oposição à ele.

7. Um lado procurou expandir a causalidade, enquanto o outro pretendia defender o Ain, a acausalidade. Um lado tinha a ideia de separação, enquanto o outro não estava disposto a isso para evitar mais restrições.

8. O Ain Sof era absoluto, não permitindo nenhuma possibilidade de pensamento conflitivo e i rreflexão dentro dele. Um lado se limitava como se buscasse o caminho da restrição e o outro desejava ser absorvido de volta ao útero de Tiamat.

9. O espaço vazio foi produzido pelo lado do pensamento causal da criação, enquanto o i mpensado se afastou ainda mais. Para construir a manifestação, o lado da restrição tornou-se uma Luz com Limite. Explodiu no Tzimtzum e no vazio de Tehiru, o vazio criado pelos lados opostos. Assim, a criação foi formada.

10. Até aquele momento, o lado impensado estava adormecido. Ao acordar, estabeleceu a própria força para contrabalancear a luz da criação e, assim, limitar o vazio onde a luz pensada poderia brilhar.

11 . A luz do causal adquiriu a metade superior de Tehiru enquanto o acausal adquiriu a metade i nferior. Nesse ponto que os dois lados colidiram com partes das duas luzes e se engolfaram. Um portal se formou causando uma barreira indesejada na qual um lado está aprisionado nas faíscas da Luz Negra enquanto o outro absorve a claridade.

12. Assim a Árvore da Vida foi criada pela Luz Causal através de dez emanações. O Demiurgo usaria isso para limitar e tornar-se conhecido sem o Caos.

13. ALuz Acausal opunha-se à Ordem Cósmica. Isto foi mais instigado através das barreiras de Tehiru, bem como das faíscas que foram aprisionadas dentro da Árvore da Vida.

14. As faíscas prontamente se rebelaram. O Cósmico se separou do Caos e a Luz Acausal se tornou colérica. Na quarta emanação, conhecida como Masukhiel, a rebelião começou. As faíscas presas tomaram formas que ameaçavam a vontade do Demiurgo. O líder desta primeira rebelião foi o Príncipe de todos os guerreiros da Luz Acausal e seu nome é Qemetial.

15. O Demiurgo lidou com a rebelião destruindo Masukhiel. A emanação absorveu Qemetial e seus guerreiros. Embora suas formas tenham sido destruídas, a sua essência continuou, pois o espírito nasceu do Caos.

16. O Demiurgo fez uma segunda tentativa de criar a quarta emanação. Mais a essência estava presa no lado e a guerra continuava. O líder desta vez foi Belial. Seus guerreiros eram mais agressivos e atacavam com mais força. O Demiurgo novamente destruiu esta esfera e os guerreiros, mas a essência ainda existia.

17. Aesfera novamente se formou, desta vez com ainda mais oposição. Governados porAthiel, esses guerreiros foram os mais ferozes com a única ambição de destruir a Criação Cósmica e reduzir tudo de volta a deformidade. Novamente Masukhiel foi destruído, mas a essência permaneceu.

18. O Demiurgo desta vez absorveu toda a existência dessa esfera. Ele projetou para o Outro Lado, criando o abismo Masak Mavdil. Este foi o lugar para as falhas rejeitadas que se tornou um poço que levava ao Outro Lado.

19. Para cobrir a abertura na Árvore da Vida, Daath foi criada e colocada no enorme buraco. Desta vez permaneceu estável e o resto das dez emanações foram criadas.

20. ALuz Acausal em seu lado abismal em Tohu manteve a essência de Ain além das formas constritivas e conectou-a à sua fonte. Em Bohu, se mantiveram os espíritos livres de todos os i mpulsos, com exceção daqueles que se esforçam para retornar a Ain.

21. Agora, através de Chasek, se pretendia desfazer a criação. Chasek imitou o Ain Soph Aur. Eles tomaram a forma de um dragão de onze cabeças para lutar contra a criação. E esse dragão é chamado Chavajoth.

22. As serpentes negras do Outro Lado formaram a Árvore da Morte adversa.

The Book Of Tehiru, Lilin Society, Trad. X.L



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