quarta-feira, 6 de setembro de 2023

A Ignorância nossa de cada dia

 



Algo me perturba profundamente: as estupidezas humanas.

Certo estava Nelson Rodriguês ao dizer: "Os idiotas vão tomar conta do mundo; não pela capacidade, mas pela quantidade. Eles são muitos."

E aqui contemplo um dilema paradoxal:São idiotas também os Donos do Mundo, as Elites Dominantes?

A meu ver, os Donos do Mundo sabem o principal: o Povo é Gado e como Gado tem que ser Controlado até porque, o Povo Ama Amar seus Algozes.

Segundo Étienne de La Boétie que Leandro Karnal de tanto comentar me fez estudá-lo, só pelo título de seu livro responde ao meu questionamento.

Em "Discurso da Servidão Voluntária" que Étienne de La Boétie escreveu quando tinha apenas 18 anos, em 1548, ele faz uma crítica à tirania e especialmente à obediência dos povos (que julgo como ignorantes) aos governantes, questionando as causas e as consequências da servidão voluntária. 

Ele defende que a liberdade é um direito natural e inalienável dos seres humanos, e que eles podem resistir à opressão sem recorrer à violência, simplesmente se recusando a colaborar com os tiranos. 

Ele também propõe uma psicologia da libertação, que busca despertar a consciência crítica e a vontade de mudança dos oprimidos.

Essa parece ser suficiente para justificar a Moral do Senhores e a Moral do Escravos de Nietzsche, apesar dos argumentos de Nietzsche que sacudiram e ainda sacodem e viram de ponta cabeça toda a dita Sabedoria Cristã.

E aos 54 anos de idade, considerando tudo o que testemunhei nesse mundo, a contragosto, constato que Nietzsche estava certo quando disse:"  No fundo houve um único cristão, e este morreu na cruz. O 'Evangelho' morreu na cruz.”

E tinha que partir de um incurável e indomável alcoólatra escritor chamado Charles Bukowski que sugeriu:

"Todos nós vamos morrer, que circo!Só isso deveria fazer com que amássemos uns aos outros, mas não faz.Somos aterrorizados e esmagados pelas trivialidades e somos devorados por nada."

Nessa asserção de Bukowski, eu só mudaria o final para dar um tom de Eclesiástes atribuído à Salomão.

" e somos devorados pelas nossas Vaidades e Aflições Egoístas de Espírito e Ignorância.

A Humanidade é Patética!

Estamos fodidos e condenados e ainda assim, ao invés de nos ajudarmos, nos sabotamos e traímos e passamos rasteiras sorrateiras em outros, igualmente fodidos.

E para concluir deixo duas célebres frases de Arthur Shopenhauer:

"De todos os Ódios nenhum supera o da Ignorância contra o Conhecimento."

- "A ignorância é a fonte de todo mal."






Nenhum comentário:

Postar um comentário