quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Page & Plant - 1995


Assisti esse Show  do "Page & Plant" em São Paulo e no Rio.

Melhor Show que vi na Vida! 

Simplesmente inesquecível! 

Rest In Power Michael Lee!

Gone but Not Forgotten!





quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

Emil Cioran



A Arrogância da Oração


Emil M. Cioran


Quando se chega ao limite do monólogo, aos confins da solidão, inventa-se — na falta de outro interlocutor — Deus, pretexto supremo de diálogo. Enquanto o nomeias, tua demência está bem disfarçada e… tudo te é permitido. O verdadeiro crente mal se distingue do louco; mas sua loucura é legal, admitida; acabaria em um asilo se suas aberrações estivessem livres de toda fé. Mas Deus as cobre, as torna legítimas. O orgulho de um conquistador empalidece comparado à ostentação do devoto que dirige-se ao Criador. Como se pode ser tão atrevido? E como poderia ser a modéstia uma virtude dos templos, quando uma velha decrépita, que imagina o Infinito a seu alcance, eleva-se pela oração a um nível de audácia ao qual nenhum tirano jamais aspirou?


Sacrificaria o império do mundo por um só momento em que minhas mãos juntas implorassem ao grande Responsável de nossos enigmas e de nossas banalidades. Entretanto, esse momento constitui a qualidade corrente — e como que o tempo oficial — de qualquer crente. Mas quem é verdadeiramente modesto repete a si mesmo: “Demasiado humilde para rezar, demasiado inerte para transpor o limiar de uma igreja, resigno-me à minha sombra e não quero uma capitulação de Deus ante minhas orações”. E aos que lhe propõem a imortalidade, responde: “Meu orgulho não é inesgotável: seus recursos são limitados. Pensam, em nome da fé, vencer seu eu; na realidade, desejam perpetuá-lo na eternidade, pois não lhes basta esta duração presente. Sua soberba excede em refinamento todas as ambições do século. Que sonho de glória, comparado ao seu, não se revela engano e vã ilusão? Sua fé é apenas um delírio de grandeza tolerado pela comunidade, porque utiliza caminhos camuflados; mas seu pó é sua única obsessão: gulosos do intemporal, perseguem o tempo que o dispersa. Só o além é bastante espaçoso para suas cobiças; a terra e seus instantes parecem demasiado frágeis. A megalomania dos conventos supera tudo o que jamais imaginaram as febres suntuosas dos palácios. Quem não admite sua nulidade é um doente mental. E o crente, entre todos, é o menos disposto a consentir. A vontade de durar, levada até tal ponto, apavora-me. Recuso-me à sedução malsã de um Eu indefinido. Quero chafurdar-me em minha mortalidade. Quero permanecer normal.”


(Senhor, dá-me a faculdade de jamais rezar, poupa-me a insanidade de toda adoração, afasta de mim essa tentação de amor que me entregaria para sempre a Ti. Que o vazio se estenda entre meu coração e o céu! Não desejo ver meus desertos povoados com Tua presença, minhas noites tiranizadas por Tua luz, minhas Sibérias fundidas sob Teu sol. Mais solitário do que Tu, quero minhas mãos puras, ao contrário das Tuas que sujaram-se para sempre ao modelar a terra e ao misturar-se nos assuntos do mundo. Só peço à Tua estúpida onipotência respeito para minha solidão e meus tormentos. Não tenho nada a fazer com Tuas palavras. Concede-me o milagre recolhido antes do primeiro instante, a paz que Tu não pudeste tolerar e que Te incitou a abrir uma brecha no nada para inaugurar esta feira dos tempos, e para condenar-me assim ao universo, à humilhação e à vergonha de existir.)


........


Conflitos Existenciais não seduzem.


Se você buscar as respostas para a Condição Humana, caso as encontre, sentirá muita aflição e seu inconformismo poderá dar lugar a uma qualidade de Revolta permanente interior.


Caso você perdure na sua Senda individual, e continue Buscando respostas mais Trancendentais, não necessariamente só a longo prazo, mas geralmente o Saber só pode ser desfrutado por meio do Empirismo, logo, depois de Trilhar os Viézes Místicos Ocultos por muito tempo, poderá enfim colher os Frutos da Auto-Aceitação e da Aceitação das Adversidades.


Integrar e Equilibrar suas Inclinações com as quais você vivencia  tanto o lado Positivo como o inevitável  lado com sabor Negativo da Vida, as Intempéries indesejadas advindas das vicissitudes, se faz fundamental.


Para não me prolongar muito, vou deixar  publicado trechos, excertos, fragmentos que escolhi do livro "Do inconviniente de ter nascido" do escritor e filósofo greco- romeno Emil Cioran.


Deixo apenas o aviso que Emil Cioran é para poucos, pois o pessimismo de Cioran pode deprimir antes de libertar seu leitor.


Então vamos a alguns trechos do livro "Do incoviniente de ter nascido" de Emil Cioran.


"O auto-conhecimento, o mais amargo dos conhecimentos, é também o menos cultivado: pra que, afinal, se surpreender da manhã à noite em flagrante delito de ilusão, rememorar sem piedade até as raízes de cada ato, perdendo causa após causa no seu próprio tribunal?”


«…o sentimento de ser tudo e a evidência de não ser nada». O azar me fez tropeçar, durante a mocidade, nesse fim de linha em forma de frase. Fui arremessado num turbilhão. Tudo que eu sentia, e tudo que passei a sentir a partir dali, estava resumido nesta fórmula extraordinariamente banal, síntese da dilatação-compressão, do êxtase-impasse, dos altos e baixos crônicos da minha vida. O mais freqüente é que surja uma revelação não de um paradoxo, mas de um truísmo.”


"Virtudes se consomem rápido, quão mais virtuosas são em si. Os vícios só se agravam com a idade."


"É um privilégio viver em conflito com seu tempo. A cada momento é-se consciente de que não se pensa como as outras pessoas. Esse estado de dissonância aguda, por mais indigente, por mais estéril que ele possa parecer, possui entretanto um estatuto filosófico que se procuraria em vão nas cogitações que concordam com os eventos em marcha.”


"A verdade reside no drama individual.”


"Um livro é um suicídio procrastinado.”


"A pena de nós mesmos é menos estéril do que se pensa. Desde que se sinta o menor acesso, adquire-se uma pose de pensador, e, maravilha das maravilhas, chega-se mesmo a pensar.”


"O fracasso, mesmo reprisado, parece sempre novo, enquanto que o sucesso, ao se multiplicar, perde todo o interesse, toda a atração. Não é a desgraça, é a felicidade, a felicidade insolente, é vero, que conduz à acidez e ao sarcasmo.” Depois da pizza é que vem a azia!


"Dois inimigos são um mesmo homem dividido.”


"A única confissão sincera é a que fazemos indiretamente – falando dos outros.”


"Só Deus tem o privilégio de nos abandonar. Os homens só podem nos soltar.”


“É mais fácil avançar com vícios do que com virtudes. Os vícios se entendem uns com os outros, já as virtudes são mutuamente invejosas, se anulando na intolerância.”


"Não ter nascido, nada com que se preocupar, que felicidade, que liberdade, que espaço!”


"Minha faculdade de ser decepcionado ultrapassa o entendimento. É ela que me faz compreender o Buda, mas é ela também que me impede de segui-lo.”


“Tzimtzum. Essa palavra risível designa um conceito maior da Cabala [Zohar]. Para que o mundo existisse, Deus, que era tudo e estava em tudo, consentiu em se contrair, para deixar um espaço vazio que não fosse habitado por ele: é nesse <buraco> que o mundo tomou lugar.


Sendo assim, ocupamos o terreno vago que ele nos concedeu por misericórdia ou por capricho. Para que nós fôssemos, ele se contraiu e desmilingüiu, limitou sua soberanidade. Nós somos o produto de seu emagrecimento voluntário, de seu apagamento, de sua abstenção parcial. Em sua loucura, ele se amputou de nós. Que falta de bom senso e de bom gosto teve esse Deus, para não se conservar inteiro!”


"A primeira condição para se tornar um santo é amar os chatos, é suportar as visitas…”


“A psiquê – vapor”


“Deus não lê…”


"Deus é, mesmo se ele não é.






Sofrimento - Texto Facebook

 Vejo tanto Sofrimento!


Vejo Sofrimento na TV, na Internet, nas Ruas e são tantas pessoas Sofrendo! 


Isso tudo também me faz Sofrer!


Não consigo ser indiferente, não me importar com o Sofrimento mesmo com o Sofrimento de pessoas estranhas que não conheço.


Sendo assim, agora 24h e 46 do 11/12/2022 recorri ao Budismo e não vou escrever com minhas palavras sobre a Natureza do Sofrimento, vou copiar e colar trechos de como Buda compreendeu o Sofrimento!


"A Natureza do Sofrimento (Dukkha)

"(..) esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimentos; a união com aquilo que é desprazeroso é sofrimento; a separação daquilo que é prazeroso é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento.(..)"


A Origem do Sofrimento (Samudaya)

"(..) esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.(...)"


"A Cessação do Sofrimento (Nirodha)

"(..) esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele.(...)"


Aqui, sobre a cessação do Sofrimento, Buda ensinou que devemos renunciar ao ato de Desejar.


Sobre esse ponto específico já refleti, meditei, e escrevi à respeito, e o que descobri é que impossível não apenas para a Mente como para o corpo físico abdicar e renunciar ao Desejo.


Sempre Desejamos algo.


Nosso organismo têm necessidades e assim nascem muitos Desejos.


Enfim, essa é a forma que observo e sinto como a Vida age na vida de todas as pessoas.


Poderia escrever mais sobre a Natureza do Sofrimento, mas estou cansado e não quero me estender mais.


Desejo a todos um Bom Domingo e que vocês consigam ser Fortes pra superar suas respectivas adversidades.




Texto Desabafo - Parte 3

 


08/12/2022


Bom dia a todos!


Você provavelmente já viu essa ilustração acima!


Interessante o recado da imagem, não acha?


Sim!


Pessoas sentem prazer em testemunhar o Sofrimento do próximo!


Enquanto isso, outros e outras se armam de argumentos, pois querem e acham que a Dor e o Infortúnio deles e delas são maiores que os seus.


Outros e outras chegam até se armarem com fotos ou mencionam em palavras os exemplos de deficientes físicos muitos atletas que superaram suas respectivas e legítimas adversidades e se encarregam de lhe dar uma liçåo de moral e cagam para os seus problemas.


Outros e outras ainda acreditam que Redes Sociais é a Coluna Social do Amaury Jr e você testemunhou tanta falsa felicidade de pessoas que iam frequentemente à bares e restaurantes pra fotografar o prato da comida pelo qual elas podiam pagar querendo dizer:" eu posso! você não!"


O exemplo acima se estende a outros tipos de postagens similares, mas essas eram mais comuns a alguns anos atrás porque a Crise Financeira atingiu muitos.


O Historiador Leandro Karnal fez uma verdadeira campanha contra esses tipos de postagens de pseudo felicidade teoricamente e supostamente visando provocar inveja.


Enfim, resumindo: eu não vejo o menor problema em falar de problemas pessoais em Redes Sociais, principalmente se a pessoa sabe escrever


Às vezes, a pessoa que se expõe está tão fragilizada e surtada que, como no meu caso, escrever faz bem e vou além: ou quando escrevo pra não enlouquecer.


Aproveitando o ensejo, aliás, escrever faz bem sim, porque quando escrevo constato ao ler minha escrita com uma qualidade suficiente que digo pra mim mesmo: escrever é falar consigo e essa pode ser uma conversa inteligente e muito mais proveitosa que conversar com pessoas ignorantes.


Fora isso, quando exponho meus problemas sempre aparece uma ou mais pessoas bem legais que se importam e não estão na torcida de sua derrocada desgraça e pessoas legais se sentem à vontade para exporem seus problemas pessoais nos Comentários.


Parecer fracassado?


Nesse mundo não quero sucesso.


Pensei em ter sucesso na vida só quando adolescente e depois que  convivi com muitas pessoas verdadeiramente famosas e ricas e de sucesso, mudei minha visão.


Aquele sucesso todo muitas vezes escondia muitas tristezas e podridões.


Uma das primeiras coisas que comecei a estudar foi o ser humano.


E realmente achei que o ser humano pudesse ser melhor e evoluir e a Humanidade viver Realidades muito mais favoráveis a Ela mesma e prazerosas.


Acreditei no Amor entre as pessoas.


Esse foi meu erro fatal.


Mas tudo bem!


Fracassei em ser um Guerreiro do Amor!


O Amor, ou melhor, Eros, Philos e Ágape são destruidos por Cronos na Mitologia, pelo menos na Teoria.


Porém, o Eros Primordial, Filho de Nix, esse é indestrutível mesmo com sua contraparte de AntEros.


Eros é União de Tudo!


E a Criação, segundo o Deus do Judaísmo do Antigo Testamento para Criar o Universo e esse Mundo e tudo o que existe teve que usar uma Força que a Cabalá chama de "SEPARAÇÃO"


Está em Gênesis a Força da SEPARAÇÃO agindo na Criação.


E essa SEPARAÇÃO que vou tentar resumir, para o Ser Humano no final das contas resulta na Multiplicidade Infinita de Formas Vivas Orgânicas e Inorgânicas e resulta em última instância também em Sofrimentos.


A Cabalá esplica muito bem esse Fenômeno do Pilar Esquerdo da SEVERIDADE agindo o tempo todo para SEPARAR e que para nós ou para quem consegue Transcender é a Origem do Mal ou melhor, Negativo.


Não vou falar do Pilar da Direita da Misericórdia e nem do Pilar do Meio do Equilíbrio, mas Positivo e Negativo sempre andam de mãos dadas no Universo Manifestado.


Bem, dei uma viajada na Metafísica.


Comecei falando uma coisa e disse algumas outras.


Preenchi meu tempo e me fez bem e vamos em frente e que consigamos ter um dia melhor que ontem.


Bom dia a todos!


Só por hoje!




P.S. Crônica escrita 03/02/2023

Algo está acontecendo!

Não tenho conseguido falar.

Isso mesmo, falar!

Vamos aos fatos!

Costumava antes, acordar de madrugada e conversar comigo mesmo para que eu tivesse uma compreensão maior de tudo o que observo no mundo virtual e no mundo real.

Só que não estou mais conseguindo conversar comigo mesmo.

E com as pessoas? 

Bem, isso é um outro capítulo.

Na verdade, poucas foram as pessoas do meu convívio direto que quiseram de fato, ouvir o que eu tinha pra dizer.

Sempre reparei que as pessoas em geral com quem convivi, me cortavam enquanto eu estava construindo um raciocínio e falando algo.

Detectei isso há algum tempo, e na maioria das vezes foi inconscientemente da parte das pessoas e outras propositais.

Sabe aquela coisa de não esperar você acabar de falar e ser interrompido propositalmente?

Isso gerou em mim um fator emocional de trauma,  e sinto que tenho de forma gradativa e acelerada perdido a vontade de falar e de conversar.

Falar pra que também senão faz diferença quando uso a minha voz e se vão me interromper ou me deixar falando sozinho ou tratar com indiferença? 

Também, a isso tudo soma-se o fato que não existe uma razão sequer de querer convencer quem quer que seja,  do que quer que seja.

Ainda consigo conversar com um amigo ou amiga no Whatsapp mas, me atrapalho e não me expresso bem.

Hoje, resolvi escrever de novo logo cedo pra testar mais um pouco a minha sanidade comprometida.

E de fato consigo me expressar através da escrita.

Por isso, descobri porquê escrevo tanto aqui no FB.

Bom dia!


Texto Desabafo FB - 2

Escrevi esste tecto em 07/12/2022 para o Facebook/Meta

Primeiramente, quero deixar Registrado aqui, meus  agradecimentos a todos que me deram uma Força, seja com uma palavra de Conforto ou com Pensamento Positivo.

Estou um pouco melhor e vou começar uma nova fase de Tratamentos no CAPS.

Quanto aos Haters, os que sorrateiramente sempre desdenharam de mim, sinto dó e pena desses e dessas porque escondo um Grande Arcano para meus detratores e detratoras.

Ao que parece, a Vida Cotidiana anda bem mais Cruel e Repleta de Agonias que há uma década atrás.

Pelo menos para a maioria.

Reparo isso, mencionado acima, nas postagens das pessoas e nas reações e comentários que minhas postagens incitam.

Parabéns aos que conseguem surfar no Caos mundano e se apresentam no FB/Meta felizes mesmo diante da possibilidade do Fim dessa Civilização devido a uma Hectacombe.

Não!

Não sou indiferente aos Sofrimentos das pessoas, do adoecimento vertiginoso da Sociedade Global.

Para quem não sabe, a Geopolítica e a Geoeconomia Mundial reservam muitos dissabores para 2023, principalmente no segundo semestre do ano que vem.

Sou realista, e queria não ter que falar sobre tais assuntos, mas é uma forma de eu ordenar minha mente.

A Guerra da OTAN/EUA/Ucrânia versus Rússia está escalando e está longe de um desfecho razoável para ambas as partes.

A Rússia conta mais uma vez com o Inverno a seu favor e muitos Ucranianos morrerão congelados.

Porém, o grande problema é que de um lado temos os EUA e a Inglaterra colapsando tudo o que existe para implantar o Great Reset, que virou até livro do Klaus Schwab, e é o temido e incalculável "Grande Recomeço" do Fórum Econômico Mundial.

Sobre o Great Reset a mídia tradicional, TVs, Rádios e Jornais nada falam, mas esse termo já foi usado até em discurso do Rei Charles III.

Estamos vivendo o Great Reset orquestrado.

Nada acontece expontaneamente
e aleatória nesse Planeta.

A Nova Ordem Mundial é uma utopia, e não dará certo, acredito que não vingará, devido a inúmeros fatores e um deles é que a contar pelo Caos que já experimentamos, forçar e forjar um Domínio Global é desconhecer o significado da Entropia.

Nesse confronto da Dialélitica sem Síntese estável, do outro lado temos Rússia e China e os BRiCS tentando implantar um mundo Multipolar.

No Irã e outros países a coisa também está bem feia.

No entanto, dizem que a Briga mesmo será entre EUA e China tendo Taiwan como bucha de canhão.

Deixa pra lá.

Isso tudo é muito complexo.

Bastam os estragos que as Chuvas estão causando no Brasil.

Bastam as Mudanças Climáticas no mundo afora.

Tenho assistido a Copa Mundial de Futebol que apesar de ser Pão e Circo da Roma Antiga,  pelo menos confere um sentimento de União Maior entre as pessoas.

Tem muita gente odiando o próximo, por mais fudido que ele ou ela esteja.

Outro fator agravante é que se você não é Viciado em Drogas talvez não perceba que em todos os lugares em que se pode ir têm mais pessoas que imaginamos, surtando devido a Abstinência de Drogas Lícitas e Ilícitas.

É muita gente indo e vindo com Abstnência Terrificante.

É muita Pobreza também.

1 a cada 3 brasileiros vive na Pobreza e isso lhe atinge mesmo se você não for Pobre.

A questão que urge e a pergunta que nunca calou: existem uma Solução ou melhor, Soluções, para o Brasil e o Mundo?

Nos dividiram enquanto Povo.

Implantaram a chamada Polarização Política.

Muitas pessoas passaram a se odiar.

Acredito que temos que começar a Mudança à partir de nós mesmos.

Olho por olho e o Mundo terminará Cego.

É assim que vejo como Caminha a Humanidade.

Aprendi muito com o Judaísmo também.

Estudo Cabalá há bastante tempo.

Sei dos Esforços para se Consertar o Mundo que na Cabalá se chama "Tikun Olam".

Pesquise no Google sobre o Tikun Olam, você vai se surpreender.

Acredito que cada um está fazendo seu Tikun, sua reparação e esse processo é deveras tortuoso.

Difícil falar de Deus, ou D-us como escrevem os Judeus.

Sou um Goy , não sou Judeu, estudei do Gnosticismo ao Livre Arbítrio, e por essas e outras acredito que quando atravessamos as maiores agonias, a Sabedoria só confirma que quem fala mais alto é o Instinto de Sobrevivência Individual de cada pessoa e ser senciente.

Isso ficou bem claro pra mim com o personagem do ator Matt Damon no Filme "Interestelar" que fala do Instinto de Sobrevivência como sendo a única Força Interna que na hora " H" obedecemos.

Pausa!

Como a Vida é Cruel.

Quase agora,  minha Mãe de 79 anos de idade tentou levantar da cama para ir ao banheiro e não conseguia ficar sentada para tomar impulso para levantar.

Essa cena que não é a primeira vez que acontece não foi nada legal de presenciar.

Eu escrevendo aqui e até falando difícil sou totalmente impotente diante a situação de minha Amada Mãe.

Vou parar por aqui!

Bom dia a todos!