Caso alguém queira estudar Cabalá ou já a estuda, aqui estão minhas anotações.
Levei por volta de 13 anos para chegar a essa síntese/esboço que ainda estou ajustando para me facilitar a Visão Metafísica da Instâncias da Criação anteriores ao Gênesis/ Bereshit no Velho Testamento que contém a Torah, ou seja O Pentateuco.
Eis então, algumas Nomenclaturas Chaves em Hebraico (que podem ser usadas para pesquisas por qualquer Buscador no Google, embora eu estude também a Cabalá com um Amigo via Tradição Oral horas seguidas via WhatsApp há alguns anos e no YouTube com o Rav Yair Alon) para compreender a Criação de todos Universos e desse Universo por conseguinte à Luz da Cabalá do Rav (Rabino) Isaac Luria e um pouco, bem pouco mesmo da interpretação de Shabbatai Zevi.
EIN - NÃO EXISTE/NADA/INCONCEBÍVEL PARA A MENTE HUMANA.
EIN SOF = NADA SEM LIMITES e dentro de EIN SOF ESTÁ OLAM EIN SOF - MUNDO OU REINO INFINITO - YHVH EM POTENCIAL DE TUDO QUE EXISTE
OHR EIN SOF - LUZ INFINITA
BEHINA SHORESH = A INTENÇÃO DE CRIAR DO CRIADOR QUE CONSISTE EM DAR LUZ (NÃO NO SENTIDO MUNDANO PARA TODA A SUA CRIAÇÃO -KETHER
BEHINA ALEPH - O VASO DESEJOSO DE RECEBER LUZ -CHOKMAH -
OHR CHOKMAH A LUZ DA SABEDORIA QUE PREENCHE O VASO QUE SE DELEITA.
BEHINA BET - MOVIMENTO CONTRÁRIO AO RECEBER A LUZ
E A PERCEPÇÃO DO ATO DE CRIAR :DAR É MELHOR QUE RECEBER - OHR HASSADIN - A LUZ DA MISERICÓRDIA- BINAH
BEHINA GIMMEL- FASE DUAL- RECEPÇÃO e REJEIÇÃO - RECEBE 10% DA LUZ PARA TER O DELEITE DE RECEBER A LUZ E ESSE VASO COPIA O ATO DO CRIADO E TAMBÉM CRIA. DANDO DELEITE AO CRIADOR.
ZEIR APIN - 90% DA LUZ RETORNA SAI E COMPREENDE GEVURAH , CHESED, TIPHERET, HOD, NETZAH e YESOD.
BEHINA DALET - RECEBE TODA A LUZ - MALKHUTH
TZIMTZUM = CONTRAÇÃO DA LUZ DE DEUS PARA CRIAR.
RESHIMA (IMPRESSÃO DEIXADA NO VÁCUO...
TEHIRU= DEIXA "PONTO" DE VAZIO, ESPAÇO PRIMORDIAL TEHIRU ACONTECE DEPOIS DO TZIMTZUM E AGE COMO UM RECIPITÁCULO QUE A LUZ IRREFLEXIVA ACAUSAL OCUPA E TAMBÉM COMO SUBSTRATO PARA A CRIAÇÃO .
É CRIADO O HOMEM PRIMORDIAL =ADAM KADMON
KAV ("raio") da iluminação Divina brilha no Khalal ("vácuo" ) E CRIA ADAM KADMON
SEPHIROT IGULIM E YOSHER - MUNDOS DE AKUDIM , NEKUDIM - REIS DE EDOM - BERUDIM -Mundos decADAM KADMON
SHEVIRAT HA KELIM =A QUEBRA DOS VASOS QUE NÃO SUPORTAM A LUZ INFINITA.
OLAM HA TOHU- MUNDO AMORFO
PARZUFIN = AS FACES DAS SEPIROTH - Estruturas Maiores que compreendem Estruturas Menores.
KELIPOTH QLIPHOTH = CASCAS DEPOIS DE SHEVIRAT HA KELIM
TOHU WA BOHU= "A TERRA ERA VAZIA E SEM FORMA...e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus movia-se sobre a face das águas." GÊNESIS 1:2
TOHU = CAOS BOHU= VAZIO
CHASEK= TREVAS
FIAT LUX - E disse Deus: Haja luz; e houve luz. (Gênesis 1:3)
OLAM HA TIKKUN. Reino da Reitificação
SITRA KEDUSHA -ÁRVORE DA VIDA
SITRA ACHRA-ÁRVORE DA MORTE
(Abaixo a imagem Adam Kadmon, O Homem Primordial, representação da Criação do Primeiro Universo cujos Kelins/Vasos não suportaram a própria Luz Infinita do Criador e depois da Quebra dos Vasos começa a Árvore da Vida e da Morte das quais, as representações podem ser encontradas facilmente no Google.
Existem ramificações de Tradições Judaicas que acreditam que essa Sabedoria por ser extremamente Trancendental ,afirmam tais Rabinos, que foi passada para Adão pelo Anjo Raziel e há quem defenda que toda Essência da Cabalá vem de Cosmogonias como a de Heliópolis no Egito, afinal, Moisés fora criado e educado por um Faraó e seus Sacerdotes.
E há quem defenda que a Cabalá é uma Sabedoria da Atlântida, e não são poucos que defendem que essa Sabedoria veio sim de outros Mundos e os Judeus lapidaram e adaptaram tal Sabedoria de acordo conforme a Tradição deles e do o Deus YHVH que em Essência têm muitas similaridades especialmente no conceito de Ein Sof como uma Emanação e vale lembrar que assim como o conceito de Emanção é Egípcio de um Deus emando Tudo tal Deus Egípcio é também tido Inominavel, Sem Face, O Antigo dos Antigos que a Mente Humana não consegue compreender de forma alguma, a não ser que se atinja a Glória Secreta do Vazio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário